O sistema de ligas do futebol inglês é uma das maiores do mundo e abrange todos os níveis do país. O sistema alimenta as ligas profissionais, e no auge de tudo está a Premier League.

O texto é focado em dividir todo o sistema de liga do futebol inglês. Isso irá fazer você entender o quão grande é o futebol na Inglaterra e saber porque o inglês ama tanto o esporte. Aliás, o futebol foi criado lá.

Mas antes de tudo, você precisa entender o que é a EFL.

O que é a EFL?

A English Football League (EFL) é uma organização que representa os times profissionais da Inglaterra e do País de Gales. A EFL foi fundada em 1988 pelos 12 clubes mais importantes daquele momento. A ideia inicial é que fosse criada uma liga que organizasse uma competição de pontos corridos com jogos dentro e fora de casa, com todos enfrentando todos.

Foi a principal liga de futebol na Inglaterra desde sua fundação até o ano de 1992, quando os 22 principais clubes se separaram para formar a Premier League.

As ligas de futebol na Inglaterra são divididas em diferentes níveis: ligas profissionais, semiprofissionais e amadoras. O topo está na Premier League, depois vem a Championship, League One, League Two e as ligas restantes.

A National é a primeira das ligas semi-profissionais. Na National há duas etapas, que é National League (liga que o Wrexham fez sucesso no seriado), e a segunda etapa, é a National League Norte e National League Sul.

As ligas Norte e Sul abrangem uma quantidade enorme de clubes. Abaixo dessas ligas vem a sétima etapa do sistema de ligas, que é composta pelas ligas Northern Premier League, Southern League Central Division, Southern League South Division e Isthmian League Premier Division.

Eu tenho certeza que você, que aposta na Bet365, já ouviu falar de todas essas ligas (quiçá até apostou).

Após a sétima etapa, existem ligas semiprofissionais e inúmeras ligas amadoras que estão presentes em todo o país.

Como você pode ver, o inglês respira futebol.

Premier League

A Premier League é a principal liga de futebol da Inglaterra, e para muitos a principal de todo o mundo. É lá que você assiste o Liverpool, Manchester City, Manchester United e todos os craques que jogam lá.

  • 20 equipes
  • 3 rebaixamentos

Momento inesquecível:

Championship

A segunda liga mais prestigiada da EFL é a Championship, que é conhecida por nós como a segunda divisão. A Liga é composta por 24 equipes, que buscam por 3 vagas de acesso e lutam contra 3 vagas de rebaixamento.

Apenas os dois primeiros colocados vão à Premier League, enquanto a terceira vaga é decidida no mata-mata.

O mata-mata da Championship é disputado entre quatro equipes, que terminaram na terceira, quarta, quinta e sétima posição.

  • 24 equipes
  • 3 acessos a Premier League
  • 3 rebaixamentos

Momento inesquecível:

League One

Assim como a Championship, 24 equipes disputam a League One. O sistema de acesso é parecido com o da Championship, pois os dois primeiros sobem de forma direta, e um mata-mata define o terceiro acesso. Mas a diferença da League One para a Championship, é que 4 equipes são rebaixadas.

  • 24 equipes
  • 3 acessos a Championship
  • 4 rebaixamentos

League Two

Seguindo um processo semelhante de acesso, a League Two também é composta por 24 equipes, mas com algumas diferenças. As equipes da League Two brigam por 4 vagas de acesso, sendo que 3 são dadas de forma direta, enquanto um mata-mata determina a quarta vaga, entre o quarto, quinto, sexto e sétimo colocado. E apenas dois times são rebaixados para a National League.

  • 24 equipes
  • 4 acessos a League One
  • 2 rebaixamentos

National League

As demais divisões do futebol inglês alimentam a National League, que é a última antes das ligas profissionais. Os dois vencedores são promovidos à League Two, mas um time vai de forma direta (campeão nos pontos corridos) e o outro vai pela repescagem.

  • 24 equipes
  • 2 acessos a League Two
  • 4 rebaixamentos

National League Norte e National League Sul

O Norte e o Sul não estão ali à toa. As equipes são divididas de acordo com sua localização geográfica. São duas ligas, com 22 equipes cada. Os vencedores de cada divisão nos pontos corridos serão promovidos à National League, enquanto as outras vagas duas vagas (uma de cada liga) será disputada nos playoffs.

É importante dizer que os últimos 4 de cada divisão serão rebaixados. O rebaixado é mandado diretamente para uma das quatro ligas, com base na sua localização geográfica.

  • 44 equipes
  • 4 acessos a National League
  • 8 rebaixamentos

Northern & Southern Premier Division, Southern Premier Central e Isthmian League

Este é o nível 7, e aqui acontecem quatro ligas com equipes localizadas na sua região. Cada uma dessas quatro ligas tem 22 times competindo para se tornar o campeão e ser promovido automaticamente.

Os quatro colocados de cada liga jogam os playoffs pela segunda vaga de promoção. Em seguida, as quatro últimas equipes são rebaixadas para uma divisão de nível 8.

  • 88 equipes
  • 8 promoções
  • 16 rebaixamentos

O que é necessário para uma equipa entrar/qualificar-se no sistema de ligas do futebol inglês?

Um novo time deve entrar em contato com a EPL para determinar para qual liga se qualificará, embora seja na parte inferior do sistema de ligas.

Um time subirá de divisão se conquistar uma vaga, ou descerá se for rebaixado. Isso é decidido na base de pontos, igual acontece no futebol brasileiro, com a Série A, B, C e D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *