O Mundial de Clubes da FIFA 2025 adota critérios de desempate para definir a classificação na fase de grupos, onde os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final. O regulamento estabelece a seguinte ordem: 1) confronto direto, 2) saldo de gols, 3) gols pró, 4) menos cartões (vermelhos e amarelos) e 5) sorteio.

Em caso de empate entre três equipes, considera-se primeiro os pontos nos jogos entre elas e, depois, o saldo de gols nesses confrontos. Usando o Grupo B, com Botafogo, PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders, explicamos como esses critérios funcionam com base nos resultados atuais: PSG 4-0 Atlético de Madrid, Botafogo 2-1 Seattle Sounders, Atlético de Madrid 3-1 Seattle Sounders e Botafogo 1-0 PSG. E assim está o grupo:

Atualmente, o Botafogo lidera com 6 pontos e saldo de +2, enquanto PSG tem 3 pontos e saldo +3, e Atlético de Madrid tem 3 pontos e saldo -2. Na última rodada, se o Atlético de Madrid vencer o Botafogo, os três clubes (Botafogo, PSG e Atlético) podem terminar com 6 pontos, criando um empate triplo. O critério de confronto direto entre eles não resolve, pois forma um “loop” (PSG venceu Atlético, Atlético venceria Botafogo, Botafogo venceu PSG), com cada time somando 3 pontos nos confrontos diretos.

Com um empate triplo no confronto direto, o jogo contra o Seattle Sounders será desconsiderado e isso é importante. Então valerá o saldo entre essas três equipes e o que temos é o seguinte:

PSG +3 gols e isso não vai mudar
Botafogo +1 gol
Atlético -4 gols

Logo, se o PSG ganhar do Seattle ele está classificado independentemente do que ocorra em Atlético x Botafogo. E com melhor saldo seria o primeiro.

Se o Botafogo perder para o Atlético por 1 ou 2 gols, o Botafogo se classifica em segundo (considerado que o PSG vença. E o motivo é que o Fogão teria saldo 0 ou -1, enquanto o Atlético teria saldo -3 ou -2.

Agora, atenção, se o Atlético ganhar do Botafogo por 3 ou mais gols, aí é o Atlético que se classificado, pois teria o saldo -1 ou melhor e o Botafogo teria saldo -2 ou pior.

GRUPO C – Bayern, Boca Juniors, Benfica e Auckland

Neste grupo, se tudo ocorrer naturalmente, o Bayern irá terminar com 9 pontos (venceu Auckland e deve vencer Boca Juniors e Benfica), enquanto o Benfica e Boca devem vencer o Auckland. Como o time argentino e o português empataram por 2-2 na abertura, vão ficar com 04 pontos. Neste caso, o jogo contra o Auckland é anulado?

– Não, o saldo de gols feitos contra o Auckland se mantém porque há um empate no primeiro critério entre apenas duas equipes, não três como pode acontecer no grupo do Botafogo.