A fase eliminatória da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira, e o duelo entre PSG e Brest abre os jogos desta etapa. À primeira vista, o PSG surge como enorme favorito não apenas para avançar de fase – como sugere sua cotação de @1.062 –, mas também para vencer este confronto fora de casa, com uma cotação de 1,38. Essa percepção é totalmente compreensível ao analisarmos os números na Ligue 1: o PSG lidera a competição com 53 pontos e um saldo de +38 gols, enquanto o Brest aparece em oitavo lugar, com 22 pontos a menos e um saldo negativo de -3.
Os dois times já se enfrentaram duas vezes nesta temporada pelo Campeonato Francês. No último encontro, no dia 1 de fevereiro, mesmo jogando em Guingamp, o PSG venceu por 5-2. Na primeira partida, disputada no Parque dos Príncipes, o resultado também foi favorável aos parisienses, com uma vitória por 3-1.
No confronto mais recente, vencido por 5-2, já era de conhecimento que PSG e Brest se enfrentariam nesta fase eliminatória da Champions. Mesmo assim, o PSG manteve seus impressionantes números ofensivos, gerando 4,0 xGF (expected goals for) e concedendo apenas 0,70 xGA (expected goals against). Na última sexta-feira, o time confirmou seu bom momento ao derrotar o Monaco por 4-1, com uma produção ofensiva de 3,15 xGF.
O PSG tem demonstrado grande força em jogos eliminatórios recentes. Quando esteve à beira da eliminação na Liga dos Campeões, a equipe reagiu com uma vitória espetacular por 4-2 contra o Manchester City. Em outro jogo decisivo, contra o Stuttgart, quando apenas a vitória interessava, os parisienses golearam por 4-1 na Alemanha. Em ambos os confrontos, o PSG produziu pelo menos 2,60 xGF.
Grande parte do sucesso do PSG nesta temporada está atrelado ao desempenho de Ousmane Dembélé. O atacante marcou 13 gols nos últimos sete jogos em que entrou em campo. Além disso, ele balançou as redes em todas essas partidas, anotando oito gols apenas nos três jogos mais recentes.
Por outro lado, o Brest tem enfrentado dificuldades em competições europeias. Nos últimos dois jogos da Liga dos Campeões, o time foi derrotado por 2-0 pelo Shakhtar Donetsk e por 3-0 pelo Real Madrid. Vale destacar que 9 dos 13 pontos conquistados pelo Brest na fase inicial da competição vieram contra equipes que terminaram entre as últimas colocações (da 30ª posição para baixo).
Diante desse cenário, espero que o PSG consiga uma vitória convincente mesmo jogando fora de casa. Além disso, acredito que Dembélé, o principal jogador da equipe, vai balaçar as redes.
PRIMEIRA APOSTA: PSG -1,5 Handicap Asiático @ 2,040 na Bet365 (49% de chance)
SEGUNDA APOSTA: Dembele Marca a Qualquer Momento @ 2,00 na Bet365 (50% de chance)
*odds retiradas às 10h15 de segunda-feira, 10/02