Os últimos jogos do Palmeiras não deveriam influenciar em nada aqui. A equipe jogou mal e praticamente perdeu o título do Brasileirão, mas o jogo deste sábado é muito maior e vale uma vaga para o Mundial de Clubes – chamado agora de Intercontinental.
Comecei com o Palmeiras porque eles vivem um momento pior e sua cotação me chamou atenção. Se você pegar os jogos recentes do Verdão e procurar saber mesmo o que houve de maneira superficial, irá entender.
Aquela derrota para o Mirassol fora de casa foi totalmente OK, uma vez que o Mirassol ainda não perdeu como mandante. Agora, a coisa começa a ficar estranha a partir dali, contra o Santos. Mesmo o Palmeiras desfalcado de vários jogadores por conta da data FIFA, Abel Ferreira cometeu seu grande erro que foi colocar seu dedo no time. Ele é um treinador muito bom, e quando acha a melhor versão da sua equipe ou algo próximo, realmente tem um time forte em mãos. Mas diante do Santos ele começou com uma equipe muito diferente da que terminou o jogo, sendo obrigado a corrigir a bobagem que havia feito. Resultado: derrota por 1-0, produção abaixo dos 0,10 xGF no primeiro tempo e acima dos 1,10 xGF no segundo – quando havia corrigido as bobagens.
No jogo seguinte, empate em 0-0 com o Vitória e novamente Abel sendo obrigado a mexer no time e mudar posições após a bobagem feita no início da partida, que viu apenas 0,30 xGF no 1º Tempo jogando em casa, e mais de 1,10 xGF na etapa final. Essa partida foi um dia depois da última data FIFA, mas o Palmeiras poderia ter utilizado outros jogadores e não começar a partida com Bruno Rodrigues, por exemplo.
Depois veio o Fluminense, time fortíssimo e que perde jogos, e o resultado foi um empate sem gols em partida realizada no último sábado. Terça-feira, derrota totalmente esperada para o Grêmio em Porto Alegre, uma vez que o time estava 05 pontos atrás do Flamengo faltando apenas 03 rodadas – compreensível começar com reservas, que foi o caso.
Eu disse que esses resultados não deveriam influenciar o Palmeiras neste sábado porque é exatamente isso que deve acontecer. Abel vai colocar em campo seu melhor time, aquele que jogou um bolão em vários jogos na temporada, inclusive contra o Flamengo no Maracanã, em que perdeu por 3-2 com 1,20 xGF, mas com 1,74 xGA (com pênalti concedido).
E o que aconteceu nas bookmakers? A odd do Palmeiras subiu, estando em 3,30 nesta manhã de sexta-feira, enquanto ficou por 2,80 por todo esse período desde a abertura. O que era Palmeiras 0.0 agora é Palmeiras +0,25.
Eu não sei em que mundo o Flamengo mereça tanto favoritismo. Nós temos uma equipe totalmente dependente de dois jogadores: Arrascaeta e Bruno Henrique. Ambos já provaram que são decisivos, mas eles não conseguem atuar em alto nível por boa parte do tempo. Arrascaeta foi substituído em muitos jogos decisivos neste ano, como contra o Estudiantes e o Racing. Isso foi visto nas partidas de maior visibilidade, que foi contra o Chelsea e o Bayern.
Já Bruno Henrique está “tapando buraco”. O jogador que devia estar ali é Pedro, que por estar lesionado, está fora. Bruno Henrique tem boa explosão e é um jogador perigosíssimo pelo alto, mas ele é pouco municiado pelo chão e a defesa do Palmeiras com Murillo e Gustavo Gómez é muito boa pelo alto. Não o vejo recebendo grandes oportunidades, acho mais provável que os atacantes Carrascal e Luiz Araújo cheguem com mais perigo que BH – a menos que a defesa do Palmeiras falhe.
Agora, dando uma olhada no grande favoritismo do Mengão de 2,40 para vencer nos 90 minutos, o que eles fizeram que justifica isso? Assim como peguei os jogos mais recentes do Palmeiras, vou pegar o do Flamengo.
Os sete últimos jogos viram quatro vitórias, três empates e uma derrota. As vitórias foram duas contra o já rebaixado Sport, uma contra o fraquíssimo Bragantino e uma outra contra o Santos. Os empates contra São Paulo e Atlético-MG, ambos fora de casa, e a derrota para o rival Fluminense.
Sem pênalti, o Flamengo produziria abaixo dos 1,0 xGF contra São Paulo e Fluminense, enquanto em todos os outros jogos a produção ficou acima dos 1,50 xGF e em alguns jogos isso ficou acima dos 2,0. Mas, os adversários Santos e Sport são fraquíssimos e essas produções aconteceram no Maracanã e contra o Atlético que três dias antes havia sido derrotado na Sul-Americana.
Como visitante, o Flamengo foi um time nada confiável na Libertadores, com apenas duas vitórias em seis jogos (vs Deportivo Táchira e Internacional). Aqui é um jogo neutro, eles não são visitantes, mas o Estádio Monumental de Lima não é o Maracanã.
Tudo isso influenciou para chegarmos até aqui e vermos no mercado Para Levantar a Taça o Flamengo @ 1,61 e o Palmeiras @ 2,20. A boa está com o time subestimado pelas casas de apostas.
MINHA APOSTA: Palmeiras Para Levantar a Taça @ 2,20 na bet365.bet.br – odds retiradas 10h de sexta-feira