A Inter, liderada por José Mourinho, venceu o Bayern por 2-0 em 2010, no Santiago Bernabéu, garantindo seu último título de Champions. Já o PSG chegou à sua única final em 2020, perdendo por 1-0 para o Bayern em Lisboa, numa temporada afetada pela COVID. O único troféu europeu relevante do PSG é a Taça das Taças de 1995/96, enquanto o Marseille segue como o único clube francês a vencer a Champions, lá em 1993.
Alguns dados interessantes que vou trazer: o PSG tem o quarto maior número de jogos (167) sem vencer a competição, atrás de Arsenal (211), Dynamo Kyiv (185) e Atlético de Madrid (176). Luis Enrique, técnico do PSG, busca se tornar o sexto treinador a vencer a Champions por dois clubes diferentes, após o triplete com o Barcelona em 2015. Já Simone Inzaghi, da Inter, quer evitar ser o nono técnico a perder duas finais.
A Inter demonstrou muita força nesta temporada, terminando a fase de grupos em quarto com seis vitórias, um empate e apenas um gol sofrido em oito jogos. Nos mata-matas, a equipe passou com um agregado de 7-6 sobre o Barcelona nas semifinais e um de 4-3 contra o Bayern. Concorde ou não com o fato de a Inter ter merecido passar ou não, eles foram gigantes e encararam de igual para igual dois dos melhores times ofensivos. A Inter esteve atrás por apenas 1,2% do tempo na competição, nunca por mais de 370 segundos, e liderou por 50,8% do tempo, o maior percentual entre todos.
O PSG passou pelo Liverpool nos pênaltis após um empate em 1-1 no agregado – os franceses mereciam passar de acordo com a métrica xG produzida: 4,20 para os franceses e 1,90 para os ingleses. Nas quartas, outro time inglês, o Aston Villa, e vitória no agregado por 5-4. Nas semi, 3-1 no agregado com mais um inglês, o Arsenal.
Mas diante dos Gunners, nas semi, o PSG foi o pior time no jogo de ida e o pior no jogo da volta – claro, de acordo com os gols esperados. E o Arsenal estava muito desfalcado e vivia um momento bem mais ou menos. O PSG não me convenceu nas semi contra os Gunners, ao contrário da Inter, que jogou melhor contra o Barcelona que é possivelmente o melhor time europeu.
MINHA APOSTA: Inter de Milão Levanta a Taça @ 2,30 na bet365.bet.br (43,4% de chance)
*odds retiradas às 22h de quinta-feira