Classificação de Mãos no Poker

A classificação de mãos no poker depende da modalidade de jogo escolhida por você. A imensa maioria dos jogos se baseia na classificação abaixo.

Texas Hold’em, Omaha e Seven Card Stud são as três vertentes de poker mais conhecidas do mundo e acredito que você chegou até aqui para saber como se classifica as mãos dessas vertentes deste jogo de cartas.

Mas antes de tudo será necessário saber a ordem de classificação de cartas.

Da carta mais forte para a mais fraca: A, K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2.

Entenda que no poker o valor do naipe é o mesmo, ou o valor é irrelevante.

Classificando as mãos

Há dez formas de classificar de mãos no poker. Isso é um ranqueamento de força, em que a mão mais forte vencerá o pote.

Em ordem: royal flush > straight flush > quadra > full house > flush > straight/sequência > trinca > dois pares > par > carta alta.

Royal Flush
Um Royal Flush é uma mão de poker composta por 10, Valete, Dama, Rei e Ás do mesmo naipe. É a melhor mão que pode ter no poker e também a mais rara.

Straight Flush ou Sequência de cores
Um Straight Flush é a combinação de cinco cartas em sequência e do mesmo naipe.

Quadra
A Quadra é uma das melhores mãos do poker, sendo feita com quatro cartas do mesmo valor.

Full house
Full House é uma mão fortíssima, feita pela combinação de cinco cartas, três iguais e outras duas iguais, como sugere a imagem.

Flush ou cores
Uma combinação de cinco cartas do mesmo naipe, não necessariamente em sequência, porque aí seria straight flush. No flush ganha aquele que tiver a carta mais alta.

Straight ou sequência
Cinco cartas em sequência e com naipes diferentes, esta é a sequência. Em caso de empate ganha aquele que tiver a sequência com a carta mais alta.

Trinca
Três cartas iguais com duas cartas diferentes. Quem tiver a trinca maior, vence.

Dois pares
Pares com duas cartas. Se empatar, vence quem estiver com o maior par em mãos, se mesmo assim empatar, ganha o que possuir o maior par menor. Caso nada disso determine o vencedor, vence o que tiver a quinta carta mais alta do baralho.

Par
Duas cartas iguais e três diferentes. Se empatar, ganha o que possuir maior par. Se os pares sejam iguais, ganha o que possui a marca carta alta.

Carta alta
Ganha quem tiver a carta mais alta.

As melhores mãos iniciais do Texas Hold’em

Acima vimos a classificação de mãos após a rodada final, que serve para as vertentes mais jogadas do poker, agora veremos quais são as melhores mãos iniciais do Texas Hold’em.

1 – AA 

Essa é mão inicial mais forte do Hold’em. O par de A é dado à em média uma vez a cada 221 mãos, por isso faz sentido ficar empolgado com eles.

2 – KK

O segundo da lista é um par de reis. Esta mão antes do flop é apenas pior que um par de ases. Você é fortemente favorito antes do flop.

3 – QQ

As rainhas são uma mão pré-flop realmente excelente. Par de Ases e Reis irá derrotá-lo, mas há vantagem sobre valetes, par de 10 e cartas menores.

4 – AK (mesmo naipe)

Embora não seja um par pré-flop, AK do mesmo naipe significa muita força, mas no pós-flop isso precisa funcionar a seu favor. É a quarta melhor mão inicial no Texas Hold’em e no pós-flop terá muita força se aparecer um A ou K.

5 – JJ

Par de valetes é uma das melhores mãos iniciais do poker. Geralmente, você ganha em média 20% do tempo com esta mão. Se o flop mostrar uma dama, rei ou ás, tenha cuidado, mas, caso contrário, é uma mão muito forte para você.

6 – 10-10

Um par de 10 no pré-flop é melhor que muita mão. No entanto, se houver muita ação no pré-flop, às vezes é melhor largar essa mão. Os 10 são muito forte contra duas cartas aleatórias.

7 – AQ (do mesmo naipe)

Essa é uma das melhores mãos iniciais do Texas Hold’em e para muitos jogadores, AQ do mesmo naipe é melhor que par de Valetes e de 10.

8 – AJ

Essa é uma mão muito boa, mas vale mais a pena jogar com cuidado no pré-flop, especialmente quando há bastante ação. Se seu A e J forem do mesmo naipe, sua mão ganha um pouco mais de força.

9 – A10

Essa é uma boa mão inicial, já que você tem um A nas mãos, mas tenha um pouco de cuidado quando for jogar no pós-flop. Ela é considerada uma boa mão com mais de 17% de chance de vitórias em combinação com cinco cartas abertas (flop, turn e river).

10 – FIGURAS (do mesmo naipe)

Quando digo figuras, estou me referindo ao rei, dama e ao valete. Essa mão inicial deve ser jogada com cautela, pois pode ser derrotada por qualquer uma das mãos listadas acima. Há quem prefira um par baixo do que essa mão, mas no pós-flop o par baixo pode perder muita força.

Naipes no poker

Acredito que você já saiba, mas não custa dizer. Um baralho de cartas francesas contém 52 cartas de quatro naipes: Paus, Ouros, Copas e Espadas.

Nenhum naipe é melhor do que o outro. Embora impossível, caso houvesse um Royal Flush com copas e de espadas, o pote terminaria empatado.

♠ 

Caso você tenha alguma dúvida em relação à classificação de mãos no poker, diga na caixa de diálogos abaixo.